sexta-feira, 16 de abril de 2010

Projeto de lei transforma em crimes a discriminação por orientação sexual

"Quem praticar, induzir ou incitar a discriminação contra homossexuais, além da prisão, fica sujeito a pagar multa."

“Vai discriminar homossexual por que? Não são seres humanos como nós?“.

“Eu sou a favor, porque eu acho que não deve ter nenhum tipo de discriminação na sociedade brasileira”.

É fato que o preconceito existe. Uma mulher que não quer ser identificada, conta que já foi discriminada. "Fui me despedir da minha namorada beijando a bochecha dela, quando o caixa da lanchonete expulsou a gente do local... E ele falou que era proibido beijar ali. Aí eu falei: ‘ta nas normas o preconceito?’ aí ele: ‘ta nas normas a intolerância com a homossexualidade aqui dento do clube. Então, por favor, se retirem do local’”.

Paulo Sócrates também tem histórias de preconceito, até de quem deveria protegê-lo... “Eu sofri uma agressão saindo do trabalho e não fui atendido pelo policial ao qual eu recorri porque o policial disse que era uma briga de namorados”.

Ele defende direitos iguais para todos. “A carga tributária que se impõe a um cidadão heterossexual é a mesma que se impõe a um homossexual, mas quando você precisa do dispositivo legal para te proteger, você é meio cidadão, porque você não tem os mesmos direitos que o heterossexual tem”.

Para coibir a discriminação a Câmara aprovou um projeto de lei que agora está no Senado e transforma em crimes a discriminação e o preconceito por orientação sexual.

Atitudes como impedir o acesso ou recusar atendimento aos homossexuais, por exemplo, em bares e restaurantes e proibir manifestações de afeto podem ser punidas com prisão de um a três anos.

Quem praticar, induzir ou incitar a discriminação contra homossexuais, além da prisão, fica sujeito a pagar multa.



Veja, no vídeo, a entrevista com o advogado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Hugo Sarubbi, e Marcos Rogério de Souza, consultor jurídico da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT). Saiba por que a CNBB é contra o projeto e a defesa da ABGLT.


[http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/04/projeto-de-lei-transforma-em-crimes-discriminacao-por-orientacao-sexual.html]



Nada mais certo essa lei.... Uma vez eu e uns amigos fomos a um bar perto de minha casa.... junto, havia um casal de namorados (hetero) e um casal de namoradas.... as meninas trocavam carícias leves, como ficar de mãos dadas, carinho no rosto, ou no máximo um selinho.... ao contrário do outro casal que de vez em quando mandavam um beijo mais caliente.... a dona do bar simplesmente virou pra uma das meninas e pediu pra elas pararem de se beijar (?), porque aquele era um bar familiar (?) e as pessoas (?) e crianças (?) poderiam escandalizar.... ok, vamos aos fatos: o bas estava VAZIOOOO.... além da minha turma, havia apenas mais uma mesa com uns 4 adultos.... não haviam crianças no local... nem se pode levar criança pra bar.... onde já se viu.... resultado? mandei ela enfiar o preconceito dela no C* dela e nunca mais coloco meus pés naquele lugar!! E tenho dito!!!

2 comentários:

  1. acho engraçado a tal lei ser tao polemica entre pastores...a lei so oficializa algo q o proprio Jesus ensinou, amar ao próximo...qual é a reclamação/? ser cortado deles o direito q nunca tiveram de humilhar um ser humano como eles? só me resta ter pena de pessoas assim..q ainda acham q vão p o céu

    ResponderExcluir
  2. bom... a discriminação é errada sim... mas acho q a polêmica entre pastores não está no fato de um homossexual ir ou até frequentar uma igreja evangélica... mas o fato dos homossexuais quererem se tornar membros dessas igrejas... eu só axo errado porque vai contra a doutrina pregada na bíblia... seria o mesmo q um satanista, por exemplo, querer se tornar membro da igreja.... por outro lado, a maioria das pessoas q estão nas igrejas possuem seus pecados pessoais e os escondem, permanecendo nas igrejas como bons fiéis.... pecados como vícios em jogos e cigarros, fornicação, adultério, pedofilia, roubos entre tantos outros... se formos pensar por esse lado, talvez a homossexualidade seja o menor dos males... o problema é q ele aparece para todos verem.... e as pessoas não aceitam.... difícil julgar.... mas aliás, quem somos nós para julgar alguem???

    ResponderExcluir